Todo ano que que se inicia nos traz esperanças renovadas de uma vida melhor.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos seus sonhos!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Feliz Ano Novo!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Feliz Ano Novo!
Deixe o espírito de Natal aquecer seu coração com amor, alegria e paz e o celebre com os que mais ama!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Feliz Natal!
Para muitos, o período do ano mais aguardado por causa das férias!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Lembre-se de se hidratar bastante e usar filtro solar para aproveitar bastante essa época deliciosa do ano.
No dia 9 de Dezembro houve posse da nova diretoria a Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
A Dra Luíza assumiu novamente a Diretoria Social para o biênio 2023/24. Deixou o cargo de Tesoureira, que assumiu no biênio anterior.
Foi o momento de comemorar os 60 anos da ASSOGOT.
[/et_pb_text][et_pb_gallery gallery_ids="1977" show_title_and_caption="off" _builder_version="4.19.3" _module_preset="default" custom_margin="|||50px|false|false" hover_enabled="0" global_colors_info="{}" sticky_enabled="0"][/et_pb_gallery][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Deseja a todos uma excelente gestão e vida longa a ASSOGOT!
Dia 08 de dezembro de 2022 Dra Luíza completou 15 anos de formada. Parabéns a todos colegas da ATM 2007 PUC-RS
[/et_pb_text][et_pb_gallery gallery_ids="1967,1968" show_title_and_caption="off" _builder_version="4.19.2" _module_preset="default" hover_enabled="0" global_colors_info="{}" theme_builder_area="post_content" sticky_enabled="0"][/et_pb_gallery][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Nos dias 17 a 19 de Novembro foi realizado o 52° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia em Porto Alegre, promovido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial (ABORL- CCF).
Dra Luíza Mallmann participou ativamente em uma mesa sobre dicas cirúrgicas e também fazendo parte da comissão local social.
"Foram dias incríveis de aprendizado, confraternizações e networking", disse a Dra Luíza.
Parabéns à comissão organizadora pelo excelente evento.
[/et_pb_text][et_pb_gallery gallery_ids="1953,1954,1955,1956,1957,1958,1959" show_title_and_caption="off" _builder_version="4.19.1" _module_preset="default" hover_enabled="0" global_colors_info="{}" sticky_enabled="0"][/et_pb_gallery][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]A data comemorativa foi instituída pela Portaria de Consolidação MS nº 1/2.017, art. 527 como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção para os problemas advindos da surdez, junto à população brasileira, que tem, aproximadamente, 10 milhões de pessoas com algum grau de surdez; cerca de 1 milhão são crianças e adolescentes causando atraso aprendizagem, desenvolvimento linguagem e escolar. Em adultos, mais de 1 terço tem perda da audição, potencializando demência e isolamento social.
Classificamos a perda auditiva em condutiva, neurossensorial ou mista (quando causada pelas duas opções anteriores)
– surdez de condução é provocada pelo acúmulo de cera de ouvido, infecções (otite) ou imobilização de um ou mais ossos do ouvido
– surdez neurossensorial pode ser desencadeada por viroses, meningites, uso de alguns medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia (perda da audição provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores.
Prevenção da surdez:
– gestantes a orientação médica pré-natal é essencial pois doenças como sífilis, rubéola e toxoplasmose podem provocar a surdez nas crianças. Atentar à vacinação rubéola!
– teste da orelhinha: exame feito nos recém-nascidos que permite verificar a presença de anormalidades auditivas, como uma triagem auditiva neonatal;
– cuidado com objetos pontiagudos, como canetas e grampos, pois, se introduzidos nos ouvidos, podem causar sérias lesões;
– atraso no desenvolvimento da fala das crianças pode indicar problemas auditivos, sendo motivo para uma consulta com um médico especialista;
– uso de equipamentos de proteção para trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais provocados pelo ruído;
– acompanhamento da saúde auditiva dos trabalhadores, por parte das empresas, visando eliminar ou reduzir o ruído no ambiente de trabalho.
O ouvido é a localização mais frequente de localização de corpos estranhos em crianças: massas de modelar, feijão, milho, miçanga e qualquer outro objeto miúdo. Em adultos, o mais comum é algodão que fica após manipulação do conduto auditivo.
Geralmente ficam localizados junto à orelha externa, mas objetos pontiagudos podem levar a perfuração timpânica.
Sintomas são variados e incluem dor, hipoacusia, prurido, secreção.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Encontrado em crianças que introduzem voluntariamente no nariz estruturas como massa de modelar, pedaços de espuma, brincos, bateria de relógio, feijão, milho.
Se não verificados no momento da colocação, o paciente começara com secreção purulenta unilateral, indolor que não melhora com tratamento clinico.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Dúvidas? Procure seu otorrinolaringologista
Cefaléia rinogênica é a dor por contato de mucosas do nariz, quando um septo nasal desviado entra em contato com a mucosa das conchas nasais ou quando a mucosa da concha media bolhosa e volumosa faz contato com a parede nasal lateral.
Pode ser constante ou intermitente - variar com o ciclo nasal ou mudanças posturais gravitacionais.
Consideração importante: este tipo de cefaléia, mesmo que bastante sintomática, não é reconhecido pela Sociedade Internacional de Cefaléia.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]